Mercado imobiliário tem números expressivos no 1º trimestre e é destaque no cenário nacional.
- Ventura Corretor de Imóveis
- 22 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de abr. de 2024
Preço médio de venda de um imóvel residencial chega a R$ 8.400/m² em março nas capitais brasileiras, segundo o Índice FipeZap.

O mercado Imobiliário funciona da mesma forma que outros mercados: como aumento da demanda, aumenta-se também o preço. Essa é a lei natural para qualquer mercado. A pesquisa registrou aumento de 80% nas vendas no primeiro trimestre do ano, com destaque para os apartamentos de médio e alto padrão, cuja comercialização cresceu 37% na cidade de São Paulo, no comparativo com o mesmo período no ano anterior. De acordo com a primeira amostra do estudo realizado pela proptech, foram analisados dados de incorporadoras que atuam em diferentes segmentos: econômico (programa Casa Verde Amarela); médio e alto padrão. O mercado imobiliário brasileiro vem passando por um crescimento histórico e muitas pessoas têm questionado por que os preços dos imóveis sobem tanto? O que em uma primeira análise pode gerar muitas dúvidas, na realidade exemplifica o bom momento que o segmento tem registrado.
Um cenário favorável de estabilidade econômica, mudanças na legislação e maior disponibilidade de crédito contribuíram para o boom do ramo imobiliário.
Novas linhas de financiamento habitacional com juros mais baixos possibilitaram o surgimento de um perfil diferenciado de consumo: o das classes C e D. Programas de incentivo do Governo Federal, principalmente, aumentaram o poder de compra desse público.
Paralelo a isso, houve também um crescimento expressivo nos empreendimentos de alto padrão. Sendo assim, com mais pessoas querendo comprar e com as boas vendas dos lançamentos das construtoras, houve, consequentemente, um aumento no preço dos imóveis.
Fontes: Exame - Jornal Perspectiva e IQR - Educação
Comments